Postagen N°4 - Uso de "CAN"

Nós usamos "can" para dizer sobre "possibilidade". - Can = Poder.

- I
can't manage to do that. = Eu não posso
fazer isso.

- You
can leave your car in that parking space. = Você pode
deixar seu carro no estacionamento.

- You
can not smoke in here. = Você não pode
fumar aqui.

Note que há duas formas negativas: "
can't" e "can not". Elas querem dizer exatamente a mesma coisa. Quando estamos falando geralmente usamos "can't
".

- Nós usamos "
can" para falar de "abilidade
".

- I
can speak French. = Eu posso
falar Francês.

- I
can't drive. = Eu não posso
dirigir.

Nós usamos "
can
" para pedir e dar permissão. (Nós também usamos "may" para isto, mas é mais formal e menos comum.)

- Can I speak to you or are you too busy? = Eu posso falar com você ou você está ocupado?

- You can use my phone. = Você pode usar meu telefone.

- You can't come in. = Você não pode entrar.

Nós usamos "can" para "oferecer", "ofertar", "pedir" e "instruir".

- Can I help? = Eu posso ajudar?

- Can you give me a hand? = Você pode me dar uma mão?

- When you finish that, you can take out the garbage. = Quando você terminar isso, você pode tirar o lixo.

Nós usamos "can" com "see" "hear" "feel" "smell" "taste" para dizer alguma coisa que está acontecendo no momento . (No mesmo lugar onde você usaria o presente continuo com outros verbos.)

- I can smell something burning. = Eu posso sentir cheiro de queimado.

- Can you hear that noise? = Você pode ouvir este barulho?

- I can't see anything. = Eu não posso ver nada.

Nós podemos usar "can't" para "dedução". O oposto de "can't" neste contexto é "must".

- You can't be hungry. You've just eaten. = Você não pode estar com fome, você acabou de comer.

- You must be hungry. You haven't eaten anything all day. = Você deve estar faminto, você não tem comido nada o dia todo.

- He was in London one hour ago when I spoke to him. He can't be here yet. = Ele estava em Londres uma hora atrás quando falei com ele. Ele não pode estar aqui já.

IMPORTANTE:
Nunca se deve usar "can + to"

Ex: I can to speak now. = ESTÁ ERRADO, NÃO SE DEVE POR O "to".
      I can speak now. = I posso falar agora.

Nenhum comentário: